IGREJA DE SÃO JORGE

Praça da Glória, 4 – Jardim Primavera – Duque de Caxias – CEP 25.222-330

Tel: (21) 2778-8285

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________________________­­­­

Duque de Caxias, 12 de Abril de 2017.

DEVOTOS DE SÃO JORGE COMEMORAM, NO FERIADO, O DIA DO SANTO MAIS POPULAR DO RIO DE JANEIRO, COM FESTA, MISSA, BÊNÇÃO, PROCISSÃO E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE FÉ E DEVOÇÃO.

No próximo dia 23 de Abril muitos fies agradecidos pelas graças que recebem de São Jorge estarão na Igreja de Jardim Primavera, Duque de Caxias, RJ, onde uma grande festa acontecerá. Um dos pontos altos da festa é a procissão com a imagem do Padroeiro São Jorge  como também a já tradicional  bênção da espada preciosa.

A Igreja fica na Rua Marapanim, s/n – Parque Chuno – Jardim Primavera – Duque de Caxias, RJ. Tel. (21)2778-8285. Ônibus Caxias Parque João Pessoa. Caxias Parque Chuno.

A benção da espada de São Jorge tem grande simbolismo: corte do mal, vitória sobre demônio, abertura de caminhos, Muitos devotos aguardam essa bênção especial, com a espada preciosa de São Jorge, para resolverem seus problemas e dificuldades. A espada na mão de São Jorge significa luta contra o mal e pr isso os fiéis estão pedindo o poder da espada de luta contra as demandas, desunião, injunções malignas, feitiçarias. É a espada que corta doenças, vinganças invejas. A espada abre os caminhos para vitória, prosperidade, realizações. A espada usada para essa benção é preciosa e só pode ser exposta durante a festa do dia 23 de Abril, simbolizando o cavaleiro, o guerreiro chegando para lutar e salvando-nos para o Reino de Cristo.

Devotos do mundo inteiro comemoram o dia do Santo Guerreiro, São Jorge é padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos Soldados, escoteiros, de clube de futebol e escolas de samba.

Com sua origem na Capadócia, São Jorge era militar do Império Romano no tempo de Diocleciano, imperador. Por causa de sua fé e do auto posto que ocupava no exercito romano, São Jorge ajudava os cristãos perseguido pelo implacável Diocleciano, levando aos encarcerados alimentos, e pregava o evangelho para ajudar a suportar ao cárcere. Por isso São Jorge também é protetor dos encarcerados.

São Jorge é decapitado e 303 por não concordar a adorar deuses pagãos. Então o imperador, mesmo sabendo que iria perder seu mais valoroso soldado dá a sentença: ´´Que seja decapitado``.

A devoção a São Jorge é conhecida desde o século IV, seu sepulcro fica próximo a Tel- Aviv, em Lídia. Na Palestina existia uma igreja sobre o seu túmolo, que originou muitas peregrinações. Seu culto tornou-se bastante popular pela valentia e firmeza com que defendeu a fé em Jesus Cristo.

O culto do Santo chegou ao Brasil com os Portugueses, mas a popularização de São Jorge foi por força do sincretismo religioso, pelos cultos afro-brasileiros onde São Jorge é conhecido como Ogun, Ode e Oxossi.

No Egito, nos primeiros séculos depois sua morte, foram erguidas quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao Santo Guerreiro. Na Alemanha, Frederico III dedicou ao Santo uma Ordem Militar. Na França, São Gregório de Tours era conhecido por sua devoção a São Jorge. Os ingleses têm em São Jorge o padroeiro do país, assim como os gregos que trazem em sua  bandeira a cruz do Santo.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) medalhas foram cunhadas com a imagem de São Jorge e oferecidas aos enfermeiros e irmãs de caridades que sacrificaram suas vidas para cuidar dos feridos.

A quantidade de milagres praticados por São Jorge é imensa, grande parte deles presenciados por pessoas. E as graças alcançadas pelos fiéis devotos que recorrem com fé à sua eficaz intercessão são consideradas infinitas. São Jorge é Considerado um ´´Santo Forte e Vencedor``, certamente pela grandiosidade fenomenal dos milagres que realizou em vida. Ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção. Muitos são os testemunhos de fies que conseguiram trabalho depois de fazerem a poderosa oração de São Jorge: ´´São Jorge, Cavaleiro, Corajoso, Intrépido e Vencedor... ajuda-me a conseguir um bom emprego``. No terceiro Domingo de cada mês, às 08 horas da manhã, na igreja em Jardim Primavera-Duque de Caxias-RJ, os devotos costumam se reunir para corrente de orações dedicada ao Santo Guerreiro e na primeira segunda- feira, às 19:30 horas para a benção da prosperidade e abertura de caminhos para o emprego.

É com grande alegria e fé que os fiéis acompanham as diversas missas que serão celebradas este ano. A primeira missa acontecerá às 05 horas da manhã dedicada aos trabalhadores, com oração pedindo emprego. A segunda celebração, as 09 horas  terá como intenção especial a prosperidade e a especial Benção da Espada Preciosa. Às 17 horas chegará na Igreja a procissão dos Cavaleiros de São Jorge que percorrerá três Bairros do município. O termino dos festejos dedicados ao Santo Guerreiro se dará logo em seguida com a missa de proteção a bênçãos, Procissão Luminosa e Benção da Capa Preciosa que Reveste a Imagem durante os festejos.

Padre Atanael

Igreja de São Jorge
Praça da Glória, 04 – Parque Chuno – Jardim Primavera
CEP 25.222-330 – Duque de Caxias – RJ.
Tel. (0xx21) 2778-8285 - e-mail: pe.atanael@uol.com.br